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The Conversation comemora um ano de atividades no Brasil



Números impressionam mas ainda há muito por fazer


Brasil, novembro, 2024 -  Há um ano entrava no ar a versão brasileira do maior portal de informação científica em linguagem acessível, o   The Conversation Brasil . Com todo o seu conteúdo disponibilizado gratuitamente para outros veículos de mídia, através de licenças Creative Commons, o portal acumula mais de 10 milhões de pageviews.


Os números não param por aí - mais de 100 veículos no Brasil republicam regularmente as notícias produzidas pelo TC Brasil configurando uma penetração inimiginável de trabalhos científicos há um ano atrás. Só em clipagem já foram atingidos mais de R$ 20 milhões de mídia espontânea expondo cientistas para além dos centros de pesquisa e salas de aulas. As parcerias com os meios de comunicação vão do G1, UOL, Folha de São Paulo, Veja a BBC, CNN, Terra e Metrópoles, só para citar alguns, permitem tracionar muito o conteúdo.


"A cada dia ampliamos nossa penetração trazendo à tona trabalhos de cientistas brasileiros e estrangeiros que antes eram invisíveis para a  população em geral", comenta Daniel Stycer, diretor do TC Brasil. "Além disso, nossa plataforma é uma excelente forma de combater as fakenews já que todos os trabalhos publicados têm por base análises e pesquisas científicas. 


Para a COP 30, que se realizará no ano que vem, em Belém, a plataforma acaba de anunciar seu mais novo projeto patrocinado pela FINEP - De Olho na COP 30. Trata-se de uma editoria especial onde são publicados trabalhos produzidos por cientistas e transformados em linguagem de fácil compreensão, sobre temas relacionados às mudanças climáticas. O objetivo deste conteúdo é o de trazer ao público em geral informações de qualidade  para que  todos possam entender o que está em discussão nas negociações da COP 30 que acontecerá em Belém no ano que vem.

Estilo jornalístico, rigor acadêmico 


O The Conversation Brasil é vinculado ao The Conversation Media Group, uma organização sem fins lucrativos, que conta com o apoio de mais de 400 fundações, universidades e instituições de pesquisa em todo o mundo. No Brasil, apoiam a instituição a Fundação Editora UNESP, Fundação José Luiz Egydio Setúbal, PUC-Rio e FINEP.  


Os artigos publicados são colocados em licença Creative Commons, o que permite a sua republicação por outros veículos gratuitamente. O objetivo é dar mais visibilidade à produção científica nacional, bem como servir de vitrine internacional para os trabalhos acadêmicos publicados por aqui e que são, muitas vezes, desconhecidos da sociedade.

 

Jorge Félix, presidente do Conselho do TC Brasil  ressalta a importância de amplificar cada vez mais  a voz da Ciência e das universidades no debate público por meio de informações de qualidade nas mídias e redes sociais. 

 

"Os cientistas que publicam seus trabalhos no TC ganham uma visibilidade que pode ser atestada pelos inúmeros casos de convites para colaborações internacionais, palestras e entrevistas em outros veículos de mídia ", finaliza Daniel Stycer, editor-chefe da TC Brasil. 


A conexão global é ratificada nos dados coletados anualmente: 68% dos autores são procurados pela mídia para entrevistas, 20% são convidados para contribuir com outros projetos de pesquisa e 14% recebem convites para colaborar com projetos comerciais.


Quem estiver interessado em publicar informações científicas pode acessar o site www.theconversation.com/br. Outra forma de entrar em contato com o material produzido é através da newsletter semanal:


O que é o The Conversation


O The Conversation foi fundado em Melbourne, Austrália, em 2011. Atualmente opera como uma rede global de sites com equipes dedicadas trabalhando na Austrália, nos EUA, no Reino Unido, na França, na África, na Indonésia, na Espanha,  na Nova Zelândia, no Canadá e Brasil.  



 

 


 

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